20 de outubro de 2014

O puto Chalana e o miúdo

Fernando Chalana tinha 17 anos e 25 dias quando se estreou com a camisola principal do Benfica. O "pequeno genial" é um daqueles jogadores de que nenhum adepto se consegue esquecer, tal a qualidade do seu futebol (*).

Esteve mais de 10 anos a brilhar no estádio da Luz e até ajudou a pagar o famoso "terceiro anel" com o dinheiro da transferência para o Bordéus, em 1984, depois de um estrondoso Euro em França. Teve tanta influência que Futre, outro grande jogador, diz que Chalana era (e é) o seu ídolo.

Lembrei-me do grande Chalana, várias vezes campeão como jogador e até como treinador (de juniores), porque este sábado um outro miúdo se estreou de águia ao peito com 17 anos.

Gonçalo Guedes jogou mais de uma hora contra o Sp. da Covilhã (clube a quem já tinha marcado na II Liga) pela equipa principal do Benfica para a Taça de Portugal. Jogou bem e até foi melhorando com a passagem dos minutos na Serra. Vamos ver o que ditam os próximos meses, mas o puto pode ter um futuro brilhante pela frente, se os deuses do futebol o ajudarem.

Para além da idade, não faço mais comparações com um dos maiores de sempre, mas é interessante ver que Gonçalo Guedes já é titular indiscutível da equipa "BB" e faz coisas destas...

ou isto...


Não é verdade que não haja qualidade no futebol português. Sempre houve e sempre haverá. É preciso é saber apostar neles. Os sub-21 aí estão a provar isso mesmo.

(*) sim, o seu bigode também é inesquecível :-)

1 comentário:

  1. Caro Dr.Calaveiras, quanto ao segundo video, nada a apontar. Tenho sérias dúvidas que se possa comparar alguém com 17 anos com toda a carreira do Chalana, mas enfim. É como o Euromilhões, uma pessoa tem sempre esperança.
    Já sobre o primeiro video, os golos deviam ser anulados. O guarda-redes está vestido de cor-de-rosa. Oficialmente, não contam.

    ResponderEliminar