3 de outubro de 2014

Uns míseros 15 mil milhões



Não sei se 15 mil milhões de dólares (11.6 mil milhões de euros) são suficientes ou não para que o "Green Climate Fund" irá tentar/querer fazer... Confesso que tanto milhão me faz confusão para fazer contas.

Na última semana de Setembro, na Climate Change Summit organizada pela ONU, uns míseros 2,5 mil milhões "foram conseguidos"!

E digo míseros porque, se os milhões não me falham... portugal pediu emprestado 78 mil milhões de euros (100 mil milhões de dolares) e não houve falta de organização para localizar quem emprestasse para receber juros.

Isto aconteceu para "salvar um país" pequeno como o nosso e para a escala global, entre todos, os países ricos não se solidarizam em avançar com 15% do que emprestaram a Portugal?

Podem-lhe chamar "Nações Unidas", mas parece-me uma ironia. As más noticias são: Ainda é melhor ter uma ONU do que não tê-la.

Entretanto vamos lá gastar mais dinheiro a recuperar perdas devido a eventos extremos cada vez mais frequentes.

E não se queixem de 20 litros por metro quadrado numa hora em Lisboa como aconteceu no dia 22 de Setembro de 2014. Não há nenhum sistema de escoamento urbano que consiga escoar esse volume em tempo que estamos habituados. Simplesmente não foi dimensionado para isso...

A solução: 1) Vamos gastar milhões em restruturação dos sistemas de escoamento (para não falar de outras coisas como estragos na agricultura e infraestruturas) ou 2)vamos todos juntar para evitar que o problema se propague com mais violência?


Sem comentários:

Enviar um comentário