17 de novembro de 2014

Camisa 10



Edson Arantes do Nascimento pregou um susto a todos os adeptos do futebol do mundo. (*)

O craque terá tido uma crise renal e teve que ser operado de urgência no sábado Aos 74 anos, o Rei brasileiro terá percebido que não é eterno. Esperemos que ganhe algum juízo.

Se ainda não percebeu de quem falo, aqui fica: o homem é conhecido por todos como Pelé. Com ele o futebol deu um passo em frente e a camisola 10 ganhou uma mística especial que ainda hoje se mantém.

O melhor de todos os tempos, dizem uns, mas seguramente um dos melhores de sempre e os números não deixam dúvidas: 1222 jogos e 1155 golos pelos clubes, mais 92 jogos e 77 golos pela canarinha. A isto juntam-se três mundiais, uma estreia pelo "Peixe", nome pelo qual é conhecido o Santos, aos 15 anos e pela selecção principal aos 16.

Encontrou-se com a Selecção nacional no Mundial de 66 e formou com Garrincha uma dupla quase imparável. Só as muitas lesões não o deixaram chegar ainda mais longe.

(*) Bom, se calhar, não a todos. Muito provavelmente Maradona não se sobressaltou nem um pouco. Os dois génios não se dão nada bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário